Negocio:
Tipo:
Cidade:
26 de Maio de 2019
CONHEÇA FÁTIMA DO SUL
Imagem aérea do município de Fátima do Sul - Foto: Jefferson Duarte / Reprodução
Fátima do Sul é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. A cidade se situa ao lado da cidade de Dourados (40 km) e o maior cartão postal é o Parque Aquático situado na entrada da cidade, próxima à ponte sobre o rio Dourados.

O município Favo de Mel, como é conhecido originou-se a partir de um Decreto de Lei do Presidente Getúlio Vargas em 1943, que instituía um sistema de colonização de uma grande área de terras, dividindo-as entre colonos em lotes de 30 hectares. Na esperança de dias melhores, inúmeros brasileiros chegaram na região em busca de uma gleba de terra para plantar.

Os lotes demarcados no mapa da Colônia Federal se assemelham a um favo produzido pela colméia (por este motivo Fátima do Sul é conhecida como a cidade Favo de Mel). Dez anos depois, em 1953, surgiu o primeiro povoado à margem direita do rio Dourados, atual Vila Nossa Senhora dos Navegantes.

No mesmo ano e aproveitando a presença do Frei Frederico Mies, que chegou para realizar a primeira missa, solicitaram um nome que identificasse o povoado que até então era chamado de Barranca, Porto Vitória e Porto Ubatuba. O nome escolhido pelo Frei foi Vila Brasil.

Vários migrantes de vários lugares foram chegando e aumentava-se o desejo de conquistar o lado esquerdo do rio. Na madrugada do dia 9 de julho de 1954, aproximadamente 450 homens romperam a barreira que os separavam e se alojaram onde hoje é o Centro de Fátima do Sul. Evaristo Lopes construiu uma pequena balsa feita sobre tambores para explorá-la comercialmente, mas em uma das travessias, naufragou levando com ele 15 moradores da vila. No mesmo ano a primeira ponte de madeira foi construída, ligando a vila ao município de Dourados.

Em 12 de novembro de 1958, Vila Brasil é elevada à categoria de distrito do município de Dourados e em 11 de dezembro de 1963, elevada a município. No dia 11 de fevereiro de 1965, Vila Brasil passou oficialmente a se chamar Fátima do Sul (antes de Fátima do Sul receber o nome atual, o então prefeito Reinaldo dos Santos Morais, vendo a necessidade de trocar o nome do município, nomeou em 1965 uma comissão para coletar nomes para o local. Porto Vitória, Marechal Rondon, Campinas do Sul, Novo Planalto, Rio Brasil, Brasiporã, Novo Brasil, Fátima do Sul e Culturama, que foram os nomes sugeridos pela comunidade). Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
Imagem panorâmica do Aqua Park (Parque Aquático) do município de Fátima do Sul - Foto: Jefferson Duarte / Reprodução
Habitah Negócios Imobiliários
© 2011 - 2014 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Ribero Design
(67) 9979-5354